SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Vindima no Vale dos Vinhedos de 04 de janeiro a 13 de março de 2016


Vindima é o termo utilizado para a época da colheita das uvas. Como prometido as Apreciadoras de vinhos estarão informando os melhores lugares para você se divertir, aproveitar e degustar um bom vinho. Assim, como não mencionar o Vale dos Vinhedos que estará nas datas de 04 de janeiro a 13 de Março na época da Vindima, a região, as vinícolas e a rede hoteleira estarão voltadas para a colheita que promete ser um momento muito especial para os apreciadores de vinhos.

 A região sul do  país é ampla em vinícolas que nesta época estão com lindos cachos de uvas prontas para serem colhidas.

Para quem não conhece as belezas do Brasil, vamos deixar aqui a sútil menção de diversas vinícolas que fazem a beleza da região e os melhores vinhos do país:

Vinícola Lídio Carraro:Na decada de 1970, Lídio Carraro se destacou como um dos líderes da implantação da vitis viníferas na Serra Gaúcha, sendo um dos pioneiros no cultivo da variedade Merlot.Em 1990 Juliano Carraro ingressa na faculdade de enologia e sua vontade de elaborar vinhos contagia toda família.Neste mesmo ano Monica Rosseti técnica em viticultura e Enologia agrega a família.
Em 2001 ocorre a fundação da Vinícola Lídio Carraro e a família adquire 200 hectares em Encruzilhada do Sul.Os vinhedos no Vale dos Vinhedos iniciam as primeiras produções em 2002 e a safra da origem aos primeiros vinhos da marca.

Miolo:a história começa em 1897 quando Giuseppe Miolo chegou vindo da Itália, ao chegar o imigrante trocou suas economias por um pedaço de terra no Vale dos Vinhedos, especificamente Lote 43.Na década de 70 a família Miolo foi pioneira no plantio de uvas finas.
Hoje a Miolo Wine Group conta uma linha de mais de 100 produtos elaborados com parcerias nacionais e internacionais

Casa Valduga:Em 1875 o primeiro imigrante da família Valduga desembarcou no Brasil vindo de Rovereto na Itália.Passados 140 anos, quatro gerações depois, o patriarca Luiz Valduga idealizou um grande sonho.
A vinícola familiar  continua comandada pelos irmãos Erielso, Juarez e João Valduga.

Vinícola Salton:a empresa foi formalmente constituída em 1910, quando os irmãos Paulo, Ângelo, João, José, Cézar, Luiz e Ântonio deram cunho empresarial aos negócios do pai, o imigrante Antonio Domenico Salton, que vinificava informalmente, como a maioria dos imigrantes italianos.Os irmãos passaram a se dedicar à cultura de uvas e à elaboração de vinhos, espumantes e vermutes, com a denominação "Paulo Salton &Irmãos".Conta atualmente com mais de 100 anos de história.https://www.salton.com.br/inicio

Vinícola Aurora:Sua história se iniciou em 1875 com a chegada de imigrantes oriundos do norte da Itália.Estabelecidos no sul do país, na Serra Gaúcha, onde encontraram paisagem e clima similares ao do seu país.
Em 14 de fevereiro de 1931, dezesseis famílias de produtores de uvas do município de Bento Gonçalves reuniram-se para  lançar a pedra fundamental que viria a se transformar no maior empreendimento do gênero:a Cooperativa Vinícola Aurora.

Vinícola Pizzato: Ainda na Itália a família cultivava vinhas e elaborava vinho em pequenas quantidades.Após a chegada ao Brasil, na década de 1880, após o estabelecimento e a subsistência e o amor em trabalhar com uvas e vinhos foi levado adiante.
Em 1998 o antigo sonho do sr. Plínio e família( o de produzir vinhos para comercialização) torna-se realidade a partir de um projeto em conjunto com os filhos Flávio, Flávia, Jane e Ivo.

Vinícola Alma única: Fundada em 2008, a vinícola tem em seu DNA  uma paixão secular pelos vinhos.Criada pelos irmãos gêmeos Magda e Márcio Brandelli na cidade de Bento Gonçalves.
Os irmãos pertencem à quarta geração de uma família que nasceu para produzir vinhos.
Uma história que começou em 1887, quando o imigrante italiano Marcelino Brandelli chegou a Bento Gonçalves, trazendo na bagagem a paixão pelas videiras

Chandon: Em 1973 a maison Moet Chandon decidiu apostar no potencial vitivinícola brasileiro e inaugura a Chandon em Garibalde, Rio Grande do Sul.O investimento cresce e se consolida.Além do Brasil, a Chandon é produzida na Austrália, Califórnia e Argentina.http://www.chandon.com.br/

Vinícola Dom Laurindo:Em 1887 de Zévio, em Verona na Itália chega ao Brasil Marcelino Brandelli.Como todos imigrantes se dedicou ao plantio de videiras.
Em 1946, Cezar, filho de Marcelino, com sua família, adquiriram terras em Oito da Graciema, onde se consolidaram na produção de uvas e vinhos.
A tradição passou para seu filho e assim sucessivamente, sendo que em 1991 Laurindo resolveu institucionalizar a venda de seus vinhos, criando Vinhos Don Laurindo LTDA.http://www.donlaurindo.com.br/pt-br/

Vinícola Calza: Em  1889 chega ao Brasil os primeiros imigrantes italianos da família Calza.Domingo Calza e Rosa Gallo provenientes de Vicenza/Itália. junto com seus 5 filhos(Ricardo, Augusto, Emílio, Luíza e Gerônimo. A empresa foi fundada e é administrada única e exclusivamente pela família, sendo o enólogo responsável Antoninho Calza.

Vinícola Angheben: a origem do nome remete ao tempo dos antigos Celtas que habitavam a região alpina entre Itália e Áustria. A vinda ao Brasil deu-se no final do séc. XIX.
O cultivo de videiras, cultura trazida da terra natal logo se tornou o sustento e tradição  da família.

Vinícola Perini: Início há mais de 130 anos, quando os imigrantes Antonio e Giuseppe Perini chegam ao Brasil vindos da Itália, trazendo a arte de transforma a uva em vinho.Em 1970 Benildo Perini, neto de Giuseppe transforma o pequeno empreendimento familiar em empresa, engarrafando seu vinho com a marca Jota Pe em homenagem ao seu pai João Perini.http://www.vinicolaperini.com.br/loja/Produtos/

Vinícola Peterlongo:Em 1913 Manoel Peterlongo, imigrante italiano que chegou ao sul do Brasil em 1899, começa a dedicar-se ao sonho de produzir champagne no país que o acolhera.
Em 1942 a Peterlongo faz sua primeira exportação para Nova York. Hoje, quase 1 século após sua fundação, a vinícola é referencia no cenário vitivinícola nacional.
http://www.peterlongo.com.br/

Imagem:Apreciadoras de Vinhos- retiradas na vinícola Salton

Nenhum comentário:

Postar um comentário