SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Como saber sobre cada uva e qual país corresponde.


Hoje o tema da página será "Uvas", afinal a primeira abordagem de quem aprecia um vinho é olhar a uva, mas afinal como saber sobre cada uva e qual país corresponde?

Nós como enófilas descobrimos que é impossível saber sobre todas as uvas até mesmo para um especialista, mas com o decorrer do tempo, estudando, saboreando vamos aprendendo,  e é isso que gostaríamos de dividir com vocês, pois fizemos a página com o objetivo de divulgar, trocar idéias, aprimorar conhecimentos sobre a bebida que tanto amamos: o vinho.

Segue uma noção básica de algumas uvas mais utilizadas e a respectiva origem e onde é mais difundida:

Região da Sicília, na Itália : Uva Nero d'avola ou Calabrese;

Itália:uvas Sangiovese, Moscato, Prosecco, Lambrusco - Observações( por isso tem regiões na Itália específicas onde é fabricado o Prosecco, Lambrusco)

Uruguai: os vinhos do país em geral usam a queridinha Uva Tannat, mas ela se originou no sudoeste da França.

Argentina: quem nunca reparou que o Malbec  vem em peso da Argentina, mas a origem  da uva é da França.

Espanha: Uvas típicas como Xarello, Tempranillo, Macabeo - Observação:sempre que tomar uma Cava lembre que ela é elaborada sempre  na Espanha, ela não é um espumante, nem um champagne, tem a denominação própria)

Rioja, na Espanha :Aragonez ( os vinhos dessa região normalmente vem com um selo de denominação de origem)

Portugal: Castelão , Tinta Roriz, Tinta Cão, Touriga Nacional, Periquita, Trincadeira. Observações:(  o vinho do Porto somente é elaborado em Portugal, sua origem é definida e delimitada.)

França:Uvas Pinot Noir, Sauvignon Blanc, Chardonnay, Cabernet Sauvignon tem origem na França, mas tem seu cultivo em  diversos países como Chile, Líbano, Grécia, Argentina...
Observações: (Não confunda espumante com champagne, pois o champange somente tem esta denominação se elaborado na região de Champagne na França.)

Alemanhã: Uva Riesling

África do Sul: Chenin Blanc

Hoje fizemos apenas algumas menções, calma que o mundo é enorme e aos poucos vamos mencionando  mais  uvas e origem.
Esperamos que tenham gostado da sútil dica e quando comprarem seu vinho, sua cava, seu champagne, seu prosecco observe no rótulo qual uva esta na composição.

Tim Tim ..sempre há motivos para brindar!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário