SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO

domingo, 20 de julho de 2014

Cava Freixenet- origem Espanha


Origem :Espanha - 


Hoje iremos falar sobre  Freixenet, pois em um evento a gente se deliciou com a  Freixenet Cordón Negro (Cava Leve e apreciado por seu grande frescor, elaborado com coupage das três variedades tradicionais do Penedés) e  Freixenet Carta Nevada( cava de coloração amarelo palha com reflexos dourados, forma uma bela coroa com borbulhas abundantes e fina).

Adoro contar sobre a história de cada vinho ou espumante que postamos, pois cada um tem uma história única.

História da Cava Freixenet:
Há mais de 150 anos, na localidade de Catalã de Sant Sadurní D' Anoia, a família Sala começou a produzir e exportar vinhos de qualidade.

No começo do século XX, Dolores Sala se casa com Pedro Ferrer Bosch, união que nasceria uma prestigiosa empresa vinicultura. Após o filho mais jovem  dos donos da vínicola " La Freixeneda" começa a exportar uma variedade de vinho espumante que mais tarde receberia o nome de "cava".

Observações:
Nós gostamos mais da Cordón Negro por  não ser nem  muito doce, nem muito seca, mais precisamente no ponto certo.

Para adentrar mais um pouco nesse produto, começamos explicando um pouco sobre as uvas.

A Cava Cordón Negro:( Macabeo 35% + Parellada 40%+Xarello 25% = CAVA) / Cava  Nevada Demi-sec (33% Parellada +33% Macabeo+33% Xarello)

Uva Xarello:

 Uva de origem espanhola, produz vinhos muito aromáticos.Junto com as castas Macabeo e Parellada, produz as cavas espanholas.É  considerada a principal variedade em Alella ( onde é conhecida como Pansá), Costers del Segre, Penedés e Tarragona DOs, bem como nas áreas de produção da cava.

Uva Macabeo 

 Uva vinífera mais popular do norte da Espanha, também conhecida como Macabeu ou Viúra.
Os nomes Macabeu e Maccabéo são mais comuns em Languedoc- Roussillon, no sul da França, Macabeo aparece em grande parte  de sua terra natal, na Espanha.Viúra é comum em Rioja, onde é, de longe, a uva de vinho branco mais plantada.
Na maioria das vezes engarrafado jovem, o vinho produzido com essa uva é seco, e tem uma boa capacidade de envelhecimento, como comprovam os melhores exemplares da cepa.E essa é uma uva, naturalmente, de alto rendimento.Sem o devido cuidado, os frutos  ficam muito grandes, com baixa proporção entre casca e polpa, e os cachos, de tão apertados, podem facilmente apodrecer.Mas, com a planejada redução do produtor, essa uva concentra aromas  e sabores de maneira muito interessante.
Um Macabeo é um vinho de caráter floral, e boa acidez.

Uva Parellada:

Os vinhos produzidos com uvas Parellada são de baixo teor alcoólico(9-10o_C) e encorpado,  fresco e delicado, aroma a frutos, ligeiramente ácido e baixa longevidade, por isso são um acompanhamento perfeito para moluscos e crustáceos carne macia, como moluscos.


A Cava é geralmente feito por uma trilogia de uvas nobres: Parellada que fornece um poderoso aroma frutado, mas leve e delicado, Macabeo que oferece frescura e Xarello que, se tiverem sido recolhidas de uma forma atempada e foi vinificado corretamente, acrescenta vigor e acidez
As garrafas ficam deitadas em cavas, no escuro e silencioso(dai o nome Cava) e uma temperatura  de 15 o_C.


Cordón Rosado Brut- Apenas a título de curiosidade vamos comentar sobre a rose, que é composta(70% Trepat e 30% de Garnacha)
Uva Trepat: variedade de uva  tinta originária da Cataluna, dá um pouco de cor ao vinho vermelho.Os vinhos (de preferência rosa) são leves, fáceis de beber, com pouco corpo e framboesa cor com tons de violeta.Na boca são frutados.Usado para produzir cavas Rosa, moderado teor alcoólico.

Um diferencial da Cava freixenet é que para sua elaboração eles seguem o metódo tradicional ou "Champenoise", que consiste em que a segunda fermentação, a formação de borbulhas e o envelhecimento seja realizado na própria garrafa.

A Cordón Negro acompanha  pratos de frutos do mar, risotos e carnes brancas
A Cordón Rosado Brut acompanha aperitivos e massas
A Nevada Demi -Sec  combina com peixes e carnes brancas

Recomendamos com certeza!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário