SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO

sexta-feira, 13 de abril de 2018

PORTO & DOURO 2018 - Melhores Momento das Apreciadoras de Vinhos



As Apreciadoras de Vinhos participaram do evento anual  Porto &Douro 2018 organizado pela Essência do Vinho  no Hotel Intercontinental em São Paulo.
























Como sempre gostamos de colocar os nossos melhores momentos e as dicas de vinícolas e importadoras, apesar de não termos ido em todas vinícolas, pois eram muitas, colocaremos  a relação  de todas as Importadoras e Vinícolas  onde degustamos vinhos:



Quinta da Touriga Chã - Épice Importação


Foto com o  Enólogo da   Épice  Importação Carlos Giacometti e ao lado o diretor da Vinícola Quinta da Touriga Chã (Jorge Rosas)


Com a presença do (diretor da vinícola Jorge Rosas) e  do nosso amigo sempre atencioso, (Enólogo da Épice- Carlos Giacometi) degustamos o vinho : Puro - da Região do Douro, safra 2014.
O Puro é inspirado num vinho nascido nos finais do século XIX, uma criação do bisavô Antonio e do irmão mais novo.Ao contrário do que era habitual a época, decidiram vinificar, engarrafar e exportar um vinho de grande qualidade que , por não ter sido  aguardentado, chamaram de "virgem", uma inovação na terra do vinho do Porto.
Castas: Touriga Nacional e Touriga Franca; 12 meses em barrica.



______________________________________________________________________
Quinta da Santa Eufemia - Adrimar  Importadora 


Com os atenciosos Bernardo  da Adrimar Import   e  Bernardo Carvalho da Quinta de Santa Eufemia 






A Quinta de Santa Eufémia, fundada em 1894, por Bernardo Rodrigues de Carvalho, fica localizada na margem esquerda do rio Douro a uma altitude de 300 metros entre Peso da Régua e Pinhão, no coração da região vinícola demarcada mais antiga do mundo - O DOURO.

 

     É uma terra de segredos e aromas inconfundíveis, tal como os 40 hectares de vinha desta Quinta, gerados por entre socalcos de xisto, dos quais 80% se encontram mecanizados com as castas Tinta Barroca, Touriga Francesa, Tinta Roriz, Touriga Nacional, Tinto Cão, Tinta Amarela, e 20% em sistema tradicional com as castas brancas Malvazia Fina, Malvazia Rei, Moscatel Galego e Cerceal.

     

     Na "Casa de Sta. Eufémia", do cuidado labor de quem a trabalha e da criteriosa selecção que distingue a nossa qualidade, resulta todo um processo de vinificação próprio que dá origem ao sabor e ao aroma que nos distinguem no mercado.

     

Partilhar a qualidade é o momento único que pretendemos celebrar consigo na feitoria deste Vinho de Quinta ímpar em todo o mundo.


Degustamos os seguintes rótulos:Quinta Santa Eufêmia Lágrima Porto Branco, Quinta Santa Eufêmia Porto -Late Bottled Vintage 2010 e Quinta Santa Eufemia  Porto Colheita 2004.
_________________________________________________________________________________
Quinta do Vallado -Importadora P.P.S


O atencioso Eduardo Franklin Carriço nos apresentou os seguintes vinhos:

Quadrifolha  Branco com safra 2015: (Quadrifolha é um trevo de 4 folhas em via de corgo, entre as vinhas do Vallado. Castas( moscatel do Douro 50%, Rabigato 25%, Códega 15% e Malvásia Fina 10% -4 meses em inox.


Vallado Douro Supeior -Quinta do Orgal-Organic Vineyards :provém de vinhas biológicas da Quinta do Orgal, situada no Douro Supeior.Cada parcela foivinificada separadamente em inox.Aromático com notas florais e de frutas silvestres. Castas:Touriga Nacional, Touriga Frnca e Sousão. 16 meses em barrica. 91 pontos RP, 92WS.

Vinho do Porto -Quinta do Vallado Tawny Reserva:situa-se no Vale do Rio Douro e mantém -se na família Ferreira descendentes  de Dona Antonia Adelaide Ferreira, há 6 gerações.
____________________________________________________________________________

Quinta dos Murças - Qualimpor

O atencioso Henry nos apresentou o Quinta dos Murças - vinho feito com as castas:Tinta Roriz, Tinta Amarela, Tinta Barroca, Touriga Nacional, Touriga Franca, Sousão.Vinho produzido a partir de uma seleção de uvas colhidas em vinhas velhas, com idade média de 40 anos, da Quinta dos Murças. Estagiou  12 meses em barricas de carvalho francês e americano.






_____________________________________________________________________________

Messias -Importadora Casa Flora



O atencioso Renato  Lutgens da Casa Flora nos apresentou os seguintes rótulos: Vinho Quinta do Cachão com uvas touriga nacional.Estagio: 9 meses em barrica de carvalho francês.

Vinho Messias Vinha de Santa Bárbara: da região do Douro. Existem locais que nasceram para criar algo de forma privilegiada.Assim está a vinha de Santa Bárbara para criação de vinhos. Localizada no coração do Douro e propriedade  da família Messias há várias décadas, onde a sub-região de cima Cargo faz fronteira com o Douto Superior, esta pequena porção de terra através das plantas cultivadas de Touriga -Franca e Touriga Nacional, materializando-se neste vinho de enorme personalidade duriense.


E por fins os  vinhos do Porto Messias, sendo um 3 anos e outro 10 anos.
_________________________________________________________________________________

Porto Ceremony e Jorge Nobre Moreira- Importadora Adega Alentejana


Vinho Pó de Poeira da Região do Douro -Nasce no pó e na poeira, na rudeza e austeridade do douro. Nasce dos elementos e da vinha. Nasce moldado pelo homem porque acreditamos que um vinho não deve terminar com um ponto de exclamação, deixando sempre questões por responder.








Vinho Ceremony Tawny - Castas: variedades tradicionais do Douro, com predominância de : Toutiga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca e Tinto Cão.Lote proveniente de vinhos de estilo único e diversos anos, estagiados em tonéis e barricas de carvalho, com uma média de 5 anos.
_________________________________________________________________________________

Casa Ferreirinha &Sandeman -Importadora  Zahil


Vinho Papa Figos Branco 2016 -Casa Ferreirinha : Dentre as aves do Douro o Papa Figos é uma das mais raras.Uma ave migratória de cores  vivas. Chega no Douro na primavera, quando as videiras começam a florir, e parte para o sul no fim quando se preparam as vindimas.O Papa Figos  fêmea, vestido de tons esverdeados é a ave perfeita para evocar este vinho único da Casa Ferreirinha.O seu aroma revela frutos de polpa, apontamentos florais e ligeira mineralidade.






Vinho do Porto Sandeman Reserve:Uma das vinícolas mais antigas de Portugal, a Snademan é quase onipresente em todo o mundo, além de ser considerada uma das mais antigas produtoras de vinhos portugueses.Sua marca registrada, a imagem do "Don", o cavalheiro de capa, chapéu e taça na mão, é reconhecida em inúmeros países e transmite toda a tradição da Sandeman Porto.






_________________________________________________________________________________

Lusovini e Pedra Cancela- -Importadora Brasvini


Vinho Bons Anos 2009: aroma de chocolate preto, notas de ameixa madura. Castas: "Field Blend" de Vinha Velha -Tinta -Roriz, Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Barroca, Tinto Cão e Tinta Amarela.









________________________________________________________________________________
Porto Ferreira - Sogrape

O atencioso Mauro Augusto  Ribeiro nos apresentou os seguintes rótulos:
Vinho Vila Regia, safra 2015-Região do Douro: Castas: touriga nacional, Tinta Roriz, Tinta Barroca, Touriga Franca.Vila Regia era a designação atribuída a cidades fundadas pelo Rei (Cidade Real).Esse nobre  vinho da região do Douro reflete essa riqueza.


Vinho Dona Antonia Reserva Tawny - Dona Antonia Adelaide Ferreira é uma lendária personagem da história do vinho português. Ela dedicou toda a sua vida ao Douro e ao Vinho do Porto, deixando um legado de amor e dedicação.Este Porto Reserva Tawny é uma homenagem a essa carismática senhora, feito com os mesmos padrões de qualidade.
_________________________________________________________________________________
Quinta Dona Leonor - Importadora BAID'N HER


Quinta Dona Leonor Reserva :10 meses em barrica  de carvalho Francês e Americano.
Castas :Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz e Tinta Barroca.

Quinta Dona Leonor Grande Reserva:Vinho tinto proveniente das castas do Douro, com as castas: Touriga-Nacional, Touriga-Franca, Tinta Roriz e Tinta Barroca.12 meses em barrica de carvalho Francês e Americano.
_____________________________________________

E para finalizar fomos tomar um café no bar do hotel Intercontinental São Paulo e pedimos duas sobremesas encantadoras: elogios ao Chef Fernando e ao  supervisor Roni.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário