SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO

domingo, 14 de janeiro de 2018

Vinho Italiano Branco Torresella


Esse vinho italiano  foi o escolhido ontem à noite pelas Apreciadoras de Vinhos, geladinho em pleno verão foi perfeito.
Segue as informações:
País: Itália;
Produtor: Torresella;
Uvas: Pinot Grigio;
Descrição no nariz: intenso aroma de pêra e maça;


Uva Pinot Grigio(curiosidades):

Originária da Borgonha, na verdade é uma mutação da Pinot Noir, mas hoje é bem mais encontrada na Alsácia e no Norte da Itália, onde produz vinhos muito interessantes, com um aroma rico e condimentado e média acidez. Às vezes são bastante estilosos, mas alguns, elaborados em larga escala, podem ser um tanto comerciais. São a última moda nos Estados Unidos neste momento
Essa cepa é considerada uma mutação genética natural da Pinot Noir. Grigio, ou Gris, significa “cinza”, que é o tom dessa uva. Não é por acaso que a Pinot Grigio é considerada parente da Pinot Noir (preta) e da Pinot Blanc (branca).
Pinot Grigio, ou Pinot Gris, é uma uva de muitos nomes, como Ruländer ou Rüllender, na Alemanha. Às vezes chamada de Tokay, costumava ser erroneamente associada ao famoso vinho húngaro. Ou então chamada de Auxerrois Gris, era confundida com Auxerrois, o nome que a Malbec recebe em Bordeaux. 
Há alguns anos, a Alsácia, para resolver a questão, oficializou o nome Pinot Gris.
Os italianos Pinot Grigio são vinhos claros com aromas neutros e sabores leves e delicados, de flores e limão. Já na França, onde a Pinot Gris é colhida tardiamente, os vinhos produzidos apresentam aromas e sabores mais acentuados, com toques picantes de pêssego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário