SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO

sábado, 8 de novembro de 2014

Diferença dos métodos Charmat e Champenoise

O Método Charmat foi aprimorado pelo francês Eugene Charmat consiste em uma segunda fermentação do vinho base em tanques de inox, cada um deles com sua temperatura controlada, podendo se dizer que produz espumantes de atacado.

Método Champenoise: a segunda fermentação de dá na garrafa com adição das leveduras.A grande diferença é o trabalho das leveduras, que continuam na garrafa mesmo após a colocação das rolhas.
O espumante por este método ganha mais cremosidade, intensidade de aromas e mais longevidade na garrafa  do que no Charmat.
Apesar dessas diferenças a garantia de um bom espumante não é o método de elaboração e sim a qualidade do vinho base, tanto que  na Casa Valduga há espumantes elaborados pelo método Charmat com excelente qualidade.

Apenas por curiosidade há palavras, que merecem ser conhecidas no método Champenoise:

Remuage - que é um processo lento e delicado, as garrafas são colocadas em cavaletes especiais de madeira, chamados pupitres,  dotado de furos ovais onde  as garrafas são colocadas horizontalmente.
O remuer ( profissional especializado) passa periodicamente pelos pupitres, fazendo giros de 90 graus nas garrafas e colocando inclinadas para cima, de modo que as leveduras mortas, vão aos poucos, sendo levadas ao gargalo.